Insights do ProXXIma 2023 - Comercial RecordTV
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Metaverso, inclusão e TV Conectada – Confira os insights do ProXXIma 2023

De metaverso a futuro do marketing o ProXXIma, evento organizado pelo Meio&Mensagem, discutiu os principais assuntos da comunicação, tecnologia & inovação. Confira os destaques abordados nas conversas entre marcas, agências e veículos que movimentaram os dois dias de evento realizado no WTC, em São Paulo – SP.

• Metaverso – Gerador de negócios ou distração?

No primeiro dia do evento, Marina Pires, líder do Media Monks e Olivia Merquior, co-founder e CEO da Iara Land e chief metaverse officer da BRIFW – Brazil Immersive Fashion Week compartilharam suas visões sobre as tecnologias imersivas e o contraditório cenário atual onde empresas descontinuaram parte dos investimentos no metaverso e por outro lado, um estudo do KPMG Metaverse Investor Perspectives revelou que os investidores estão otimistas para apostar no setor. Para Olivia Merquior, o Metaverso é além de apenas uma plataforma e Marina Pires complementou a ideia enfatizando que as possibilidades de inovações imersivas continuam e podem ser exploradas para além dos jogos e avatares.

• Metas de inclusão na publicidade

Liliane Rocha, fundadora e CEO da Gestão Kairós e Conselheira de Diversidade, comentou sobre o compromisso assinado pelas agências de publicidade após primeiro Censo Demográfico das Agências Brasileiras evidenciar a falta de inclusão no mercado. Enfrentar os desafios e impulsionar a diversidade com processos eficazes deve ser o compromisso de todos para que as empresas representem o Brasil de verdade.

• TV Conectada

A TV Conectada foi um dos assuntos abordados no ProXXIma. Giovanna Gomes, CMO de Cuidados para a Casa da Unilever para as Amérias e Patricia Moura, head de conteúdo da Gut, conversaram sobre como criar mensagens para esse formato visto que ele já possui mais de 50% de penetração no Brasil, entre a população digitalizada. Elas destacaram que as marcas precisam considerar o contexto e os diferenciais da TV Conectada no momento de criar um conteúdo CTV.
Sabrina Balhes, Managing Director da NIELSEN BRASIL, também comentou sobre o formato ao apresentar um novo estudo da Nielsen Brasil que aponta como as marcas estão ajustando suas estratégias de marketing para se conectarem com a audiência e deixou algumas recomendações para os profissionais de marketing enfrentarem os desafios desses cenários, são eles:

- Avaliar continuamente o mix de meios para extrair o melhor de cada canal e assim potencializar o plano de mídia
- Buscar parceiros para ajudam a elucidar como segmentar e mensurar a CTV;
- Desenvolver estratégias de medição que comprovem a contribuição da mídia para os resultados do seu negócio definindo qual a prioridade na mensuração;

• Decodificando a efetividade criativa

O mercado de comunicação vive em busca de soluções e ideias criativas, mas afinal, como criar marcas consistentes, relevantes e que conversem com milhões de brasileiros? Para apresentar o jeito AMBEV de ser criativo Dani Waks, o CMO do grupo, subiu ao palco do #ProXXima para explicar o processo de criatividade dentro da marca que envolve dar autonomia para as equipes, pensar a longo prazo, ter em mente que a criatividade pode ser aprendida e principalmente que grandes ideias vêm de todos os lugares e setores.

• Matemarketing – Como usar os dados para inspirar o processo criativo e a nortear o uso da mídia

Atualmente todas as empresas tem diversos dados a sua disposição, mas como utilizar essas informações para nortear os insights e inspirar os processos criativos? André França, CEO da WMcCann, Igor Puga o CMO do Santander e Robson Harada do Mercado Bitcoin conversaram sobre o assunto.
Para Igor Puga, o mercado precisa de mão de obra qualificada para analisar os dados disponíveis e coragem para mudar os processos baseados nos insights. Robson Harada destacou a importância de fazermos a pergunta certa para os dados.

• O futuro do marketing

Um evento de inovação e comunicação não poderia encerrar sem olhar para o futuro do mercado, por isso, o cientista Silvio Meira e a consultora Rosário Pompéia apresentaram um manifesto colaborativo que repensa a estrutura das empresas e dos setores de marketing.
O manifesto aponta como o marketing do futuro é feito de fluxos de redes, com narrativas e propósito, redesenhando a arquitetura e reestruturando as organizações com uma dinâmica de tempo quase real e focada em interações e principalmente em gente.

E com foco nas pessoas marcamos presença nessa edição do ProXXIma com uma ativação pensada para dar visibilidade a cada participante do evento, no nosso espaço foi possível se projetar nos cenários da Record compartilhando o seu jeito de pensar o futuro em uma ativação personalizada.

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