Tendências de Mídia para 2022
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Paula Carvalho, da Kantar IBOPE Media, apresenta estudo sobre tendências de mídia

Durante encontro virtual, a executiva apresentou insights de um estudo global realizado pela Kantar, que vão movimentar o mercado de mídia e publicidade em 2022.

Nesta segunda-feira (21), a área de Marketing e Pesquisa do Grupo Record promoveu um encontro em que recebeu Paula Carvalho Cachapeiro, Diretora Comercial para Media Owners, da Kantar IBOPE Media, para falar sobre insights e tendências no mercado de mídia. Uma passagem por temas como streaming de vídeo, os modelos comerciais de mídia e internet, as novas abordagens dos dados para geração de insights, oportunidades de expansão das marcas através da mídia de performance e marketing e, também, sobre a vida durante a pandemia e o que isso pode significar para as marcas.

Streaming de vídeo

A profissional iniciou a apresentação falando sobre a nova fase da qual as plataformas de streaming estão passando: a de amadurecimento.

Segundo o estudo da Kantar IBOPE Media, as plataformas estão evoluindo, abrindo e favorecendo espaços diversos para os veículos explorarem dados que mostrem e direcionem os profissionais de mídia para estratégias que possam retornar melhor seus investimentos.

Os números do estudo, mostrados pela executiva, revelam o crescimento do consumo das plataformas de streaming, principalmente, das plataformas com conteúdo esportivo.

Novo modelo comercial de mídia na internet

Sobre os desafios de investimentos de mídia na internet, Paula Carvalho fez um questionamento que levou os participantes a uma reflexão: com o fim dos cookies, quais serão os impactos nas estratégias de mídia?

Apresentados os prós e contras dessa mudança e a preocupação de agências e anunciantes com o aprimoramento de sua base de dados sem a utilização dos cookies, além de se atentar as exigências para a proteção de dados, ela fez um alerta sobre os riscos das empresas não estarem preparadas para as mudanças que já estão acontecendo.

Durante a apresentação, a executiva falou também sobre as novas possibilidades de investimento em mídia com a chegada do metaverso e, ainda, sobre as tendências dos novos hábitos de consumo, misturando experiências do digital com o físico.

Mídia de performance e marketing

Sobre a desempenho das marcas durante a pandemia, Paula explicou que as empresas recorreram às mídias de performance de uma maneira intensa e que o crescimento desse movimento resultou em desafios de marketing tanto no mundo real quanto virtual.

Com mais um ano de pandemia, o marketing de performance ainda continua impulsionando o crescimento das marcas e diversos debates que ajudaram a colocar a mídia de performance no centro de discussões de planejamento de mídias.

E, em 2022, com a chegada do metaverso, as marcas serão ainda mais desafiadas em criar estratégias de mídia de performance e marketing mais assertivas.

O que a vida durante a pandemia significa para as marcas

A executiva falou sobre como a pandemia está moldando a sociedade, e está dando mais clareza sobre como o momento está mudando as atitudes e os comportamentos das pessoas, refletindo nas marcas, um olhar para novas estratégias.

Indo na contramão dos problemas que a pandemia trouxe, o “novo normal” fomentou no aumento de investimentos em publicidade. Tudo mostra que ainda há muito espaço para criar novas oportunidades de expansão de marcas.

Abordagem diferente para os dados

Para finalizar, Paula falou sobre qual será a tendência das marcas na busca por insights e tomadas de decisões mais assertivas com base nos dados, mostrando que, no último ano, houve um crescimento de profissionais que mudaram a sua forma de encarar os dados, aumentando neles, o desejo por informações mais acessíveis e de qualidade.