Construção de marca, Branded Content e Criatividade – Os insights do Branding ABA & Record TV
Produzir conteúdo descentralizado para posicionar uma marca é um desafio e também uma oportunidade de conversar e criar uma conexão genuína com o público e esse foi o tema do Branding ABA & Record TV, nosso evento realizado em parceria com a ABA - Associação Brasileira de Anunciantes. Com a presença de especialistas, 03 painéis foram apresentados para discutir criatividade, branded content e a construção de narrativas.
• Narrativas consistentes nas diferentes mídias
André Kieling da Bauducco moderou o primeiro painel que contou com a presença de Marcela de Masi Nogueira do Grupo Boticário e Thais Passarela do Mídia Banco24horas, durante a conversa eles destacaram como marcas e gestores podem construir um posicionamento que aproveite ao máximo as peculiaridades de cada mídia para contar uma história.
- Propósito pertinente
Marcela destacou um case do Grupo Boticário que ao alinhar o propósito de relações verdadeiras, beleza e liberdade identificou um fit com o universo gamer feminino e abraçou as mulheres desse espaço para apoiá-las a lutar contra a intolerância e o preconceito dentro desse cenário, afinal lutar contra intolerância está alinhado com o que a marca defende, com isso fica evidente a importância de identificar e valorizar o proposito em cada narrativa independente da mídia.
- Creators
Para criar uma narrativa nas redes sociais é essencial contar com a força dos creators de cada plataforma, dentro desse tema Thais comentou sobre a importância de dar liberdade aos criadores de conteúdo, mas entender se a marca está preparada para isso, com um time e uma estrutura pronta para trabalhar com esses creators em cada um dos seus formatos.
• Brandend Content como ferramenta de conexão entre marcas e pessoas
No 2º painel Alarico Naves, nosso VP Comercial moderou um papo entre Aline Jabbour da Samsung TV Plus para Latam e Rafael Berenguer da Nestlé sobre Brandend Content. Os consumidores estão cada vez mais expostos a um excesso de conteúdo e propagandas e criar um conteúdo de marca relevante é um poderoso, mas também desafiador caminho para criar vínculo emocional e conquistar a conexão genuína dos consumidores.
- Dados aliados ao conteúdo
Aline, da Samsung TV Plus para Latam, comentou sobre a importância de utilizar os dados para entender a jornada do consumidor em seus detalhes e entregar para os parceiros dados que se transformam em insights de como impactar o consumidor da forma mais eficiente.
- Ecossistema de parceiros
Rafael, da Nestlé, enfatizou a importância de um ecossistema de parceiros para entregar a mensagem nos diversos canais, ele mencionou a ação de KitKat com o cantor Jão para falar sobre a importância de uma equipe interna e de parceiros alinhados para entregar um conteúdo que conversa com a audiência e com a estratégia da marca nas diversas plataformas.
• Criatividade com efetividade
Para encerrar o evento, Paola Giganti, nossa Diretora de Núcleo Integração Marcas & Conteúdo foi a moderadora do último painel que abordou a importância da criatividade com efetividade e contou com a presença de Sabrina Compatangelo da Samsung e ERH RAT da BETC/Havas.
- Coletivo
ERH, da BETC/Havas, reforçou a importância do trabalho criativo ser coletivo. Com a pandemia o ser humano esteve em um momento muito individualista e solitário, trabalhando de casa e se isolando da sociedade, é preciso retomar o coletivo e a cultura das empresas pois o trabalho criativo precisa ser feito coletivamente.
- Emoções como diferencial
O consumidor é impactado o tempo todo por diversos conteúdos, por isso, Sabrina destacou a importância das comunicações impactarem a audiência e despertarem sentimentos que prendam a atenção do público, independente da duração ou formato da mensagem.
- Pessoas
Encerrando o painel, Paola destacou como independente do formato ou da mensagem, as pessoas precisam ser o foco de toda a comunicação, as marcas precisam escutar elas para a comunicação ser verdadeira e faça sentido com o público.