ABA SUMMIT 2021 ABORDA TEMAS QUE NORTEIAM MOVIMENTOS DAS MARCAS PARA O FUTURO - Comercial RecordTV
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ABA SUMMIT 2021 ABORDA TEMAS QUE NORTEIAM MOVIMENTOS DAS MARCAS PARA O FUTURO

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As pautas discutidas no encontro virtual realizado em novembro pela ABA, mostram a direção dos desafios que serão prioridades para as marcas enfrentarem nos próximos anos, tanto no âmbito interno quanto externo para garantir a perenidade dos negócios.

São Paulo, 11 de Novembro de 2021 - Com o tema “Ressignificando o presente, transformando o futuro”, o ABA Summit 2021 organizado pela ABA, parceira estratégica do Grupo Record, focou em assuntos discutidos na atualidade e, como a atenção das marcas à essas mudanças que estão acontecendo hoje, podem ajudá-las a seguir por um caminho mais sustentável para as pessoas, a economia e o planeta.

O evento contou com profissionais de comunicação e marketing de diversos segmentos de negócios para contribuírem com as pautas sobre ESG, diversidade, criatividade e tecnologia e cultura.

Abaixo, você confere um overview de tudo o que foi discutido no encontro.

RESPONSABILIDADE – PORQUE INVESTIR EM ESG

Os convidados falaram sobre essa sigla que vem ganhando bastante relevância no mundo corporativo, chamando a atenção das empresas para terem um olhar para a metodologia, muito além do que uma ferramenta para melhorar os índices dos negócios. Ela é um movimento realizado por elas para impactar positivamente a sociedade como um todo e, consequentemente, trazer resultados para a empresa.

TRANSFORMAÇÃO: PORQUE INVESTIR EM TECNOLOGIA E CULTURA

Em decorrência da pandemia, os profissionais falaram sobre as tecnologias que impulsionaram oportunidades em um momento que levou as pessoas a mudarem seus hábitos de forma abrupta.

De um lado, a transformação beneficiou as empresas para que se conectassem com seus colaboradores e garantir a continuidade da cultura organizacional, como também entregar projetos de forma mais ágil. Além da melhoria de processos, a tecnologia também colaborou para que marcas estreitassem o relacionamento com os consumidores que estão cada vez mais presentes no universo on-line.

Porém, do outro lado, mesmo que as empresas saibam do potencial das tecnologias, nem sempre elas possuem uma cultura preparada para usá-las ao seu favor, o que acaba trazendo consequências negativas para o negócio, como é o caso da flexibilidade do trabalho remoto que, pela falta de uma cultura organizacional a distância, ocasionou o aumento de profissionais com síndrome de burnout, causado pela exaustão dos trabalhos. Nesse sentido, os convidados alertaram sobre a necessidade de as empresas continuarem investindo em soluções de mental health e proporcionarem melhor qualidade de vida aos colaboradores.

Além disso, os convidados deram dicas para as empresas se prepararem para outras mudanças que estão por vir, como: olhar para as tecnologias disponíveis, não ter medos de usá-las, entender quem é e onde está o consumidor e não se prender a uma metodologia de sucesso, pois, como brincaram, não existe receita de bolo certa para todo mundo.

PROCESSOS DE CO-CRIAÇÃO E INOVAÇÃO

“O que é realmente ser criativo?”, esse foi o questionamento que abriu o debate, explicando que a chave para os profissionais criarem é o estudo sobre as ciências humanas: antropologia, sociologia, filosofia, saber ouvir as pessoas.

Talvez, saber “ouvir as conversas” seja o meio mais rico ao qual um criativo possa ter acesso, como os convidados comentaram, pois, é na arte de ouvir o outro, que os criativos obtêm informações de graça e de forma espontânea sobre as experiências que as pessoas estão tendo.

Portanto, as marcas precisam saber ouvir seus consumidores, estar atualizadas sobre o que está acontecendo hoje e poder preparar um conteúdo que converse com o contexto atual em que elas estão vivendo. Mas é necessário ter um posicionamento de marketing muito focado para saber em quais debates entrar ou não e entender também, que todo movimento que a marca fizer, vai refletir em todo o negócio, pois, ao não analisar os riscos com cuidado, as empresas podem acabar dando “um tiro no pé”.

PESSOAS: PORQUE INVESTIR EM DIVERSIDADE

Para falar sobre diversidade, equidade e representatividade, 4 mulheres - 3 brasileiras negras e uma branca estrangeira - abriram o debate chamando a atenção sobre o tema para que as marcas atuem internamente nesses pilares com colaboradores das principais comunidades - feminina, negra, PCDs e LGBTQIA+ - e mais a frente, externalizar as soluções através da comunicação das marcas.

Elas explicam que, diversidade, equidade e inclusão são questões centrais para qualquer projeto que seja construído dentro das estratégias de negócio, pois é para as pessoas que as marcas criam produtos e serviços; elas é quem devem ser o foco de tudo o que as marcas fazem. Além disso, essa intensificação das diversidades dentro das organizações, facilita o encontro de soluções para os problemas em diversas perspectivas, permitindo que a comunicação seja feita de uma maneira mais genuína e assim, impactar positivamente a sociedade em que está inserida.

A RECORD TV defende e valoriza as melhores práticas comerciais, reconhecendo o importante papel que os anunciantes desempenham neste contexto, por isso, apoia e valoriza as iniciativas da ABA em uma relação de profundo respeito e troca mútua.

SOBRE O ABA SUMMIT 2021

O ABA Summit, realizado pela ABA – Associação Brasileira de Anunciantes -, é um encontro anual focado na discussão das principais tendências e insights para o mercado publicitário.

A edição de 2021 ocorreu dia 11 de novembro de forma virtual através da plataforma Netshow.me e teve a programação pautada no tema: “Ressignificando o presente, construindo o futuro”.

Confira a programação completa clicando aqui.