O mercado de influência no Brasil - Comercial RecordTV
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O mercado de influência no Brasil

Influenciadores digitais dominaram a internet nos últimos anos e se tornaram grandes potências para o mercado, incentivando seus seguidores a comprarem ou adotarem determinados comportamentos. Uma pesquisa, realizada pelo Opinion Box e pela Influency.me, ouviu mais de 2 mil brasileiros para desvendar o fenômeno do marketing de influência no Brasil.

  • Quem são os seguidores?

03 em cada 04 brasileiros afirmaram seguir criadores de conteúdo. Apesar dos jovens serem maioria, adultos também acompanham.

>  86% dos seguidores de influenciadores tem entre 16 a 29 anos
> 76% tem entre 30 a 49 anos
> E 61% tem 50 anos ou mais.

  • Quais as principais redes para acompanhar os criadores?

O Instagram desponta como a principal plataforma para acompanhar os seus criadores favoritos.

> 90% seguem os influenciadores no instagram
> 62% no Youtube
> 37% acompanham no Facebook
> 35% Tiktok
> 18% Twitter
> 10% Linkedin
> 7% acompanham no Pinterest
> 5% no Threads
> 2% em outras redes sociais

  • O que leva as pessoas a seguirem ou deixarem de seguir?

Ter interesse no assunto que o criador aborda é o principal motivo para seguir, mas simpatia e carisma também são importantes. Já quando o assunto é perder seguidores o principal motivo é a perca de qualidade do conteúdo, acompanhado de opiniões diferentes e até mesmo o excesso de publicidade.

>> Os principais motivos para seguir um criador de conteúdo
69% pelo assunto que ele aborda.
48% pelo carisma/simpatia
41% experiência na área/assunto
30% pela vida interessante/boa de acompanhar

>> Os principais motivos para deixar de seguir
54% deixam de seguir quando percebem que o conteúdo está perdendo a qualidade
43% quando o influenciador tem opiniões muito diferentes deles
35% pelo excesso de publicidade
27% quando ele muda o assunto que aborda

• A influência
Os influenciadores são a escolha de diversas marcas para divulgar um produto/serviço e a pesquisa deixa evidente o motivo: 75% das pessoas já compraram algo após a recomendação nas redes.

As categorias mais indicadas/compradas são as de roupas (26%), seguida de cosméticos (25%) e cursos/conteúdos educacionais (22%). Porém é interessante observar que o influenciador serve como reforço para a divulgação.
- 38% apontaram que já queriam comprar o produto antes da indicação,
- 27% já tinham necessidade do produto e a recomendação do influenciador só fez ele lembrar da compra.
- Apenas 24% informaram que compraram itens que não conheciam.

Apesar da maioria acompanhar o trabalho de criadores de conteúdo, 68% concordaram ser preciso tomar cuidado para não ser influenciado negativamente e 50% acredita que os influenciadores são responsáveis por incentivar um estilo de vida inalcançável para pessoas comuns.

Curtiu os insights? Compartilhe com o seu time para pensar suas estratégias.

E aqui você confere a pesquisa na íntegra.