Qual o perfil do Campuseiro? A Campus Party Brasil apresenta uma pesquisa inédita sobre o perfil de quem frequenta o evento. - Comercial RecordTV
X

Qual o perfil do Campuseiro? A Campus Party Brasil apresenta uma pesquisa inédita sobre o perfil de quem frequenta o evento.

A Campus Party é o maior festival de tecnologia, empreendedorismo, ciência e disruptividade do mundo, com mais de 70 edições realizadas em 30 países. O evento conta com a presença de diversas comunidades que pensam tecnologia e inovação.

Em uma coletiva de imprensa realizada na terça-feira (25), a Campus Party apresentou uma pesquisa inédita sobre o perfil do Campuseiro e Campuseira que frequenta o evento. O estudo ouviu mais de 1900 pessoas e contou com apoio metodológico do Mosaic Lab e do curador Abraão Sena, para mapear as expectativas das novas gerações em relação ao mercado de trabalho e como ela utiliza as tecnologias emergentes, como a IA, por exemplo. O estudo ouviu mais de 1900 pessoas de todas as regiões do país.

• O Perfil do Campuseiro
A Campus atrai uma ampla faixa etária, sendo 40% deles com idades entre 21 e 30 anos, e 29% com 31 anos ou mais. A maioria mora próximo aos locais das edições da Campus Party (25% mora em SP, 30% Goiás e 29% DF). Também há uma grande parcela de pessoas com formação superior, com 73% do público tendo completado o ensino superior e 14% com pós-graduação.
A maior parte do público estuda e trabalha, segundo a pesquisa 51% do público trabalha e estuda, enquanto apenas 1% não trabalha e nem estuda. Desses, 57% se consideram um profissional em nível júnior, recém-formado ou com menos de 5 anos experiência e 24% tem o nível Sênior, com mais de 10 anos de experiência.
O objetivo de crescer na carreira atual ou aperfeiçoar a expertise foram os principais objetivos apontados pelos entrevistados. 44% deles se sentem preparados para uma evolução na carreira profissional.

• Mais que tecnologia

O campuseiro se mostrou interessado em empreendedorismo, com 36% apontando o interesse enquanto 48% não tem conhecimento mas tem interesse em aprender sobre. As principais profissões dos frequentadores do evento são relacionadas à tecnologia, mas também temos a presença de comunicadores e profissionais de marketing (9%), seguidos de engenheiros (9%) e criação, designer e redator (8%).

•IA e as tendências

Para 58% dos entrevistados, a IA já é realidade em seu dia a dia. Eles afirmaram ter muita conexão com a inteligência artificial, demonstrando o alto interesse e envolvimento com essa tecnologia. Além disso, outros temas como criatividade (54%), redes sociais e influência digital (56%) e games e e-sports (49%) também foram bastante mencionados entre os participantes.
A pesquisa apontou que a inteligência artificial (IA), que tem se tornado mais relevante e presente em diversas áreas, também está despertando grande interesse das novas gerações, com mais de 50% dos entrevistados demonstrando otimismo em relação ao mercado de tecnologia e inovação.

"Os dados dessa pesquisa revelam um panorama impressionante sobre essas novas gerações, capazes de impulsionar mudanças significativas nos negócios e na sociedade como um todo. A presença constante da IA e tecnologias emergentes no dia a dia deles mostra o potencial transformador que carregam consigo. Compreender essa geração é essencial para atrair e reter talentos em meio à rápida evolução tecnológica", explica Ricardo Queiroz, Head da Campus Party Brasil.

A 15ª edição da Campus Party Brasil ocorre entre 25 e 30 de julho no pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi e conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo. O evento já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos.